Mamãe me Quer

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Ciúmes do irmãozinho

A chegada de mais uma pessoinha na família pode deixar o irmãozinho mais velho inseguro,aguçando o ciúme.Antes,o mundo era só dele,agora terá que ser dividido.
A sensação de estar excluído é comum,esse sentimento pode gerar uma demonstração de ciúmes que varia de criança para criança.
Algumas ficam desobedientes,como choros e birras,outras se tornam agressivas com os pais ou com o irmãozinho mais novo.Tem aqueles que regridem no comportamento,não controlando mais o xixi e o cocô.Para completar a histeria,alguns "abandonados"voltam a falar infantilmente.

Paciência

É importante que os pais tenham paciência,pois o ciúme é uma reação emocional normal e tem que ser resolvido com muito diálogo e compreensão.
Mas o ciúme não é tão ruim como se pensa.A chegada do irmãozinho criará limites para o mais velho,que aprenderá a viver em sociedade e desenvolverá de forma positiva seu relacionamento a afetivo e social
Para que o ciúme não se torne um torne um sofrimento para a criança mais velha,a vinda do irmãozinho tem que ser comentada desde o início da gestação.Ele deve saber que um bebên vai chegar e precisa de um espaço para dormir,como ele; de roupas para não sentir frio;que ele também poderá ajudar aos cuidados do bebê.

Mudanças

Mudanças na rotina da criança maior,como ir para escolinha,trocar de quarto ou de babá,deverão ser feitas antes do nascimento ou depois da adaptação com o bebê.Assim,as trocas ou perdas não serão associadas à chegada do irmãozinho.
Ao nascimento,não se descuide daquele que,até o momento,ocupava todo o espaço.Eleve a auto estima dele, pedindo ajuda e sempre elogiando suas qualidades.Fale também das vantagens de ser o mais velho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já fez a sua compra na nossa loja?
Então aproveite: www.mamaemequer.com.br
e seja bem-vindo.